Início | Projeto 7 Oitavos | Cursos | Inscrições e Pagamentos | Datas e Horários | Contatos e Local | Depoimentos | A Idealizadora | Assuntos Relacionados

         

A designer RENATA ANGÉLICA natural do Rio de Janeiro, sempre se interessou pelos processos criativos no campo da Moda. Começou criando figurinos para espetáculos de dança, em 1998, apesar de já desde menina desenhar roupas, fazer reproduções em desenho de retratos e fazer ilustrações diversas, principalmente com a temática Moda, imitando as poses dos editoriais de revistas que tinha em casa. Como muitos estilistas, nasceu envolta a linhas, tecidos, moldes e revistas de moda, numa família de mãe e avó que por diversas vezes tinha na costura uma parte do sustento da família.


Em 1999 ingressou na Universidade Veiga de Almeida, participando de eventos e realizando trabalhos que ajudaram a aprimorar seus conhecimentos em Moda. Durante o tempo que passou na faculdade continuou trabalhando com criação de figurino e ainda estagiou na Central Globo de Produções no acervo geral, fotografando e catalogando figurinos. Grande experiência para desenvolver seu conhecimento e contato ao vivo com diversos tecidos, criação e formas de beneficiamento.


Se forma em 2001 e nesse mesmo ano recebe a indicação de melhor figurino de peça infantil juntamente com a colega de faculdade Flávia Mendonça pela peça “Um amor de Circo” de Clóvis Corrêa e Alexandre Morcillo, no XI Festival de Teatro Infantil – Fundação de Teatro Trianon realizado pela Prefeitura de Campos.


Entre 1999 e 2003 participou de concursos e feiras de Moda para novos estilistas, expondo e vendendo roupas que criava e modelava. Seguindo firme sua vocação de Designer de Moda fez vários cursos para se aperfeiçoar ainda no começo de carreira, como: Produção de Moda, Fotografia, Tecidos, Corte e Costura, Moulage Básica, Moulage Avançada, Acabamentos em Alta Costura, sendo esses três últimos ministrados por Jeannine Niapceron, ex-modelista da MAISON DIOR e da MAISON CARLOS MIELE. Ainda estagiou nessa época, na produção da I Semana Luck Strike de Moda – Casa de Criadores, realizada no Rio de Janeiro.


Em 2003, trabalhando na CECÍLIA DUARTE ATELIER, na parte de estilo e modelagem, desenvolveu suas habilidades já iniciadas em diversos cursos e aprendeu na prática sobre corte, enfesto, posição do fio, acabamentos e modelagem e ainda realizava grande parte das modelagens mais complexas, usando a técnica de Moulage. Durante esse período faz cursos de Corel Draw e Photoshop sempre focando em Moda e nesse mesmo ano, cursa pós-graduação com MBA em Gestão e Negócios de Moda na UniverCidade com grandes mestres e nomes da Moda carioca.  E devido aos seus trabalhos realizados, acabou sendo convidada a criar profissionalmente estampas para a empresa Sun Brasil com a temática dos Jogos Pan-americanos que se realizariam em 2007 no Rio de Janeiro.


Em meados de 2004 viaja para França para se dedicar mais ao seu interesse maior – o estilismo, e cursa Desenho de Moda e Planejamento de Coleção na ESMOD INTERNATIONAL – Escola Superior de Artes e Técnicas da Moda, em Paris. Onde tirou várias dúvidas acerca da área de pesquisa de tendência, desenvolvimento de coleção, etc. Experiência essa, que a fez amadurecer profissionalmente e como pessoa.


Voltando ao Brasil, no fim de 2004 continuou trabalhando com figurinos para espetáculos de dança e começa a ser procurada para ajudar na execução e orientação particular de Projetos Finais e de Desenvolvimento de Coleções para alunos em último período de faculdade. Mesmo assim, consegue arrumar tempo de iniciar seu atelier, começando com uma coleção de bolsas de tecido e palha, tendo um excelente início, vendendo toda a coleção.


Em 2005, começou a dar aulas de Estudo da Figura Humana e Representação Têxtil no Desenho de Moda e Planejamento de Coleção, no Instituto TUDO É MODA, no Rio de Janeiro. No início do mesmo ano, foi selecionada para o CONCURSO MODA MUNDI CITTÀ AMERICA, para lançar novos criadores, com mais 39 novos designers, entre mais de 300 projetos inscritos, onde teve sua coleção desfilada que era sobre Moradores de Rua, inspiração que teve quando ainda morava em Paris e vivia e registrava as experiências e situações que passava na Cidade Luz.


Ainda em 2005 foi chamada para integrar a equipe de docentes na FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica, que fornece cursos técnicos gratuitos.  Onde continua trabalhando até hoje no Curso Técnico de Produção de Moda. E no mesmo ano, chamada para ministrar aulas no SENAC RIO, nos cursos técnicos de Modelagem e também no de Estilo.  Instituição que ficou até 2008, onde além das aulas foi responsável por desenvolver coleções, programação visual de feiras e ser stylist e organizar desfiles para grandes empresas. Também foi designada pelo Conselho Estadual de Educação, a avaliar o Curso Técnico de Modelagem do SENAC Rio e Grande Rio.


Juntamente com sua carreira acadêmica, como designer, teve coleções de seu atelier expostas na loja Espaço Tudo é Moda em Ipanema, loja que abria espaço para novos criadores.


De 2005 pra cá, apaixonada pelo ensino de moda, já ministrou aulas de Design de Moda, Desenvolvimento de Coleção, Técnicas e Materiais Têxteis, Moulage Básica e Avançada, Desenho de Moda no Corel Draw e no Photoshop, História da Arte/Moda e Projeto Final.


Em 2006 a 2009 participou do grupo GEM – Grupo de Estudo da Moda, comandado por Paula Acioli, renomada pesquisadora de Moda e escritora do livro “30 Estilistas – à Moda do Rio” juntamente com Iesa Rodrigues, outro grande nome da Moda.


Em 2008 cursou licenciatura para Educação Artística na UCAM, no curso “A vez do Mestre”, enriquecendo ainda mais seus conhecimentos para ensinar desenho.


Em 2012 entrou para o quadro de docentes do moderno e encantador POLO CRIATIVO, bem no coração do Rio de Janeiro, ministrando aulas de Desenho de Moda.

Hoje, com mais de 10 anos de experiência, já tendo acompanhado o desenvolvimento de mais de 400 projetos acadêmicos referentes à moda, além de continuar com seu atelier criando roupas e peças exclusivas e ministrando aulas particulares, mantém viva a vontade de aprender mais e mais e executar novos projetos, como o PROJETO 7 OITAVOS. Que prima pela educação e valorização de um ofício por vezes considerado Arte, por vezes considerado Bussiness, tendo a tecnologia e o artesanal trabalhando juntos, essa profissional quer deixar claro que por mais que surja o novo ou retorne o antigo, tão atraente quanto trabalhosa, a MODA é um ofício e continua sendo um ofício de se “tirar o chapéu”!